Sub silentio

sábado, fevereiro 03, 2007

Bons tempos!

Estive num momento nostálgico, à procura de boas recordações que alegrassem estes últimos dias de "estado monge".

Não foi preciso muito tempo para me lembrar de umas das melhores férias que já tive! Tinha 21 anos quando eu e a minha melhor amiga decidimos aplicar o "pocket money" que tínhamos ganho a trabalhar no Rock in Rio, no Euro 2004 e no Alvalade XXI e as poupanças dos últimos tempos, que resistiram às tardes na Av. da Liberdade, numa viagem que há muito queriamos fazer.

O destino escolhido foi Brazil, mais precisamente, Itacaré, que é uma pequena vila na Bahia. Itacaré surgiu do nada, quando andavamos embuidas pelo espírito surfer (eu até tinha comprei uma prancha) e estavamos navegando pela internet, à procura de "surf spots". Foi aí que Itacaré se apresentou como uma pequena comunidade de surfistas, com as melhores ondas do Brazil, boa comida, gentxi boa, praias lindas, enfim... tudo com um aspecto apetitoso!

Ir ao Brazil e não ir ao Rio de Janeiro é como ir a Roma e não ver o Papa!

Foi assim, que planeamos durante o mês after férias de Verão a nossa Brazilian Surf Trip! A única coisa que sabiamos bem era que ficavamos 15 dias no Rio e 15 em Itacaré. Os nossos planos passaram por mapas da cidade carioca com todos os sítios onde queriamos ir marcados, com fotografias e uma breve descrição anexados! Os onibus que deviamos apanhar, os telefones, museus, cafés, montes de lojas, bancos, todos os sítios culturais que encontramos em revistas como a Blue Travel, a National Geographic, na internet, o roteiro noturno! Tudo! Estava um autêntico e completíssimo guia!

Apesar de todos esses planos, só tínhamos marcado as duas primeiras noites num Hotel, o Copacabana Palace! E este foi, sem dúvida, um dos melhores sítios onde eu já estive:






Perdemos completamente a cabeça! Duas miúdas! Um dinheirão! Principalmente no Brazil, onde tudo é supostamente uma pechincha! Hoje, não me arrependo NADA!

Não tenho tempo agora para contar a minha estória no país irrrmão, mas posso adiantar que passados esses dois dias de luxo, entramos num autocarro e só saímos 24 horas depois, em Itacaré, onde não havia qualquer marcação! Nem sequer sabiamos muito bem para onde íamos...
O primeiro contacto com os nativos foi um susto! Mais de quinze negrinhos à porta mínima do autocarro aos berros para nos carregarem as malas!! O meu olhar de pânico para a minha amiga disse tudo e ela fez o melhor que podia: empurrou-me para o meio da "pequena multidão"!

A partir daí só consigo dizer que foram os melhores dias da minha vida! As duas semanas passaram a correr! Muito surf, deliciosos petiscos, o Henrique (paulista e totalmente diferente daquele sítio), as praias, o mar, as ondas perfeitas, as trilhas de Km pela Mata Atlântica, o Tubão e a sua incompreensível comunicação!

Depois da quinzena ecológica, o regresso à cidade não foi menos penoso: 20 horas no bus!!! Tudo foi esquecido quando o Rio se deitou aos nossos pés! Foi excelente!

Nunca tinha sido uma das minhas prioridades ir ao Brazil porque sempre me fascinou muito mais a Europa, com toda a sua História, os seus costumes e carga cultural, mas confesso que o Rio é uma das cidades mais bonitas do mundo.

Vou de certeza voltar a este assunto... Uma fase destas na vida de alguém é, e bem, reincidente e recidiva na memória!!






_____ . _____