Sub silentio

quinta-feira, fevereiro 08, 2007

O assunto que se fala, by F

Felizmente que nesta campanha para o referendo que se avizinha a Ana Drago tem tido a decência de se manter caladita e mais tímida. De outra forma teríamos assunto para nos divertir por uns posts!

Ela e o seu Bloco foram algumas das muitas razões para eu, se pudesse, ter votado Não no referendo de 1998. Pena foi que em 1998 ainda não tinha 18 anos e por isso não pude votar. Mas, como não podia deixar de ser, tinha opinião!

Hoje em dia, continuo afincadamente CONTRA O ABORTO e respondo Sim à pergunta que me é colocada.

Penso que 8, quase 9, anos foram suficientes e também suficientemente mal aproveitados pelos sucessivos Governos para diminuir o aborto, aumentando a formação e informação da população, moldando a sociedade portuguesa, consciencializando acerca dos problemas de um mau planeamento familiar, da facilidade de acesso a métodos anti-comtraceptivos, etc, etc.

Espero sinceramente que agora, com os olhos mais abertos para os Portugueses e sabendo que se corre o risco do aborto irresponsável aumentar, o Estado actue de forma eficaz na prevenção de gravidezes indesejadas.

Estou de acordo que o caminho para a diminuição do aborto e aumento de um bom planeamento familiar não vai ser delineado num repente se o Sim ganhar, como espero. Mas sou completamente contra a penalização judicial das mulheres que terminam/interrompem a sua gravidez. A condenação desses actos deve ser feita moralmente e de acordo com os Princípios e Valores de cada um.

Não ponho as mãos no fogo por ninguém, mas a maioria das mulheres não aborta levianamente. Todos sabemos que o aborto é um acto cirúrgico complicado (como todos) e traumático a vários níveis, tanto físico, psicológico e, pois claro, social.

Sou da opinião que as mulheres que abortam por razões, consideradas por mim, menos legítimas do género "esta gravidez foi depois daquela festa com o... já não me lembro do nome!! E o Manel não pode saber disto" não precisam desta despenalização para nada! Tanto faz se Sim ou Não porque elas e também eles partem para uma escapadinha até Espanha e tudo se resolve com todas as condições e segurança! Isto sim, eu condeno!
Mas estas situações não acabam se se continuar a penalizar o aborto! Porque a pena aqui aplicada deveria ser moral e gente que aborta desta forma, não tem qualquer moral.

O que me move neste voto pelo Sim, é a melhoria das condições clínicas para as mulheres que têm que abortar e que o fazem de forma consciente, bastante reflectida, que nem sequer põem a priori este acto como opção, por razões de saúde ou violação. O que também me obriga a votar Sim é a forma como os médicos, hoje em dia, fazerem o que bem lhes apetece e poderem dar-se ao luxo de, até nestas condições, recusar-se a fazer uma interrupção da gravidez.

Sou defensora nata da Vida. Atribuo-Lhe um valor incomensurável.
Além de ser Católica e da educação que recebi dos meus pais, a minha área profissional na Saúde remete-me para esta posição.

Faço meu o lema dos Estados Unidos (apesar de tudo!): "Máxima Liberdade, Máxima Responsabilidade" e espero que os Portugueses sejam cada vez mais responsáveis pelos seus actos e menos inconsequentes. É inconcebível eu saber que há uma Lei que condena, proibe e atribui pena de prisão e essa Lei ser ultrapassada por toda a gente. Ela está lá, mas não se cumpre! Caso resolvido! Não pode ser assim, ou então começo a olhar para o Código Penal de outra forma, tipo Patinhas!

Entristece-me a expressão exclamativa, punidora e até demonstrando alguma repugnância com que algumas das pessoas, que menos me conhecem e são conservadoras ou de direita ou 100% tuteladas pelo Vaticano, fazem quando o assunto é posto em cima da mesa! As que me conhecem, apesar de terem estas qualidades, crenças, modos de vida, ouvem-me e aceitam o meu ponto de vista! Digo até com algum orgulho e regozijo que já consegui roubar alguns votos ao Não! Eh! Eh! Eh!...

(Vou postar este texto sem o rever! Time's over!!! Espero que esteja tudo nos conformes e que a minha posição fique bem clara a todos os que a procuram por estas bandas, porque os outros já estão fartos de me falar neste assunto! Se houver algum erro, corrijo noutra altura!)

Para terminar: voto Sim à despenalização e não ao aborto.