Sub silentio

quinta-feira, maio 24, 2007

Bodies

Este vai ser o meu próximo programa!






Vejo o Corpo Humano como uma master-piece! É uma máquina perfeita comandada por estímulos nervosos, impulsos eléctricos que até são capazes de criar emoções. O que é o conhecimento, a capacidade de aprendizagem, a memória, os estados de alma. O simples facto de respirar envolve milhões de reacções químicas, de redução e oxidação que permitem a sobrevivência de triliões de células, cada uma diferenciada e específica de certas funções.

É incrível como um músculo contrai e distende. Como o coração é regulado por um gânglio nervoso que transmite exactamente o impulso para a contracção compassada e com uma força determinada que permite que o sangue chegue a todos os locais do nosso organismo.

A replicação do DNA é um processo tão complexo como espectacular (por muito que não goste de usar esta palavra, não consigo encontrar outra para melhor definir).
Estão envolvidos imensos mecanismos de reconhecimento, cruzamento e reprodução onde tudo tem que estar religiosamente ordenado e não pode faltar nem um único aminoácido e tudo tem que se ligar a lugares altamente específicos que requerem a presença e o acoplamento de dezenas de moléculas mais que microscópicas!

Poderia dissertar sobre todos os sistemas do Corpo Humano durante horas e sempre chegaria a uma conclusão: é um conjunto de harmonia, simbiose e cooperação que deve ser admirado e bem tratado!