Sub silentio

domingo, outubro 21, 2007

União Europeia a quantos?



É pena que a entrada da Turquia na UE seja ainda posta em causa, quando o que deveria ser decidido era a sua completa rejeição, "pour plus de sécurité"!

Infelizmente, as boas relações entre os Estados Unidos e a Turquia obrigam a uma discussão profunda, baseada maioritariamente em acordos de bastidores, compra e venda de opiniões e posições entre UE's e UE-EUA.

Que país é este que se diz preparado para entrar na UE, quando a cada dia que passa se vislumbram mais razões para o seu afastamento? Conflitos armados, manifestações de racismo, fundamentalismos religiosos terceiro-mundistas, entre muitas mais situações do quotidiano e forma de pensar turca e até da composição da sua sociedade.

Cerca de metade da população curda vive na Turquia, representando 20% dos habitantes desse país. Não me digam que o Curdistão às Terças e Quintas, inclui a Turquia, nos restantes dias da semana, já não!

Reforço que a Turquia é a porta de entrada dos países do Médio Oriente, com toda a "carga bélica" a que isso corresponde.