Sub silentio

quinta-feira, setembro 20, 2007

Efeito Presidência

Depois do interregno sazonal, o Regresso da Raínha às hostilidades!


Talvez tenha sido culpa do calor, de uma corrente de ar, de ter visto alguma coisa repugnante mas o que é certo é que fiquei com os pelos em pé numa conversa de café!

É de se louvar que José Sócrates seja recebido pelo Presidente dos Estados Unidos da América. Mas também convém salientar que se trata de um encontro entre o actual Presidente da União Europeia e o Presidente dos EUA e não entre José Sócrates, na qualidade de Primeiro Ministro português, e George Bush, infelizmente. (Foi aqui que alguém deve ter aberto uma janela que causou a corrente de ar!...)





A Presidência da UE tem tido um forte efeito de propaganda ao PM.

Em primeiro lugar, aparece frequentemente na imprensa junto das mais sonantes e influentes personalidades políticas de todo o Mundo, no famoso aperto de mão sempre de sorriso estampado.

Em segundo lugar, parece que a personalidade decidida do PM quando, com o seu governo, oferece leis e regulamentos feitos em cima do joelho (one man show), se desvanece até desaparecer no momento em que encarna o papel de Presidente da UE.

Nestas alturas, José Sócrates é simplesmente uma espécie de intermediário completamente imparcial, mesmo quando o tema da conversa ou das cordialidades é um assunto nacional. Desta vez foi acerca da posição de Portugal aquando da guerra no Iraque e no Afeganistão. Como seria de esperar George Bush agradeceu a colaboração portuguesa com os EUA, conhecendo a posição na altura tomada pela oposição onde se encontrava o Partido Socialista e o próprio José Sócrates. Posição essa discordante dos americanos.

Desta forma, o presidente Bush lá disse a sua laracha e Sócrates continuou impávido e sereno, embora sempre muito sorridente, cheio de medof de proferir algum som menos agradável aos ouvidos de W. Bush.