Sub silentio

terça-feira, março 06, 2007

The Lost Tomb of Jesus

O realizador James Cameron acaba de produzir um documentário sobre uns túmulos que foram encontrados, em 1980, em Jerusalém.

Desde 1980 que vários arqueólogos e historiadores têm estudado estes túmulos e, duas décadas depois, é colocada a hipótese de pertencerem a Jesus e à sua família.

Alguns destes arqueólogos dizem que esta teoria não faz sentido porque o túmulo é de uma família de classe média de Jerusalém, à qual Jesus não pertencia; além disso, trata-se de um túmulo de família que engloba várias gerações podendo não existir qualquer relação directa entre os nomes que lá se encontram.
Outro ponto contra esta teoria baseia-se no facto da localização dos túmulos. Eles encontram-se em Jerusalém e não em Nazaré sendo impossível o transporte dos corpos de um sítio para o outro em 24 horas, como a lei judaica obriga.

Contudo, para além dos ossuários com os nomes de Jesus, Maria, Maria Madalena, José e Yose (um dos quatro irmãos de Jesus), encontra-se um outro com a inscrição "Judas, filho de Jesus"! No documentário são mostrados os resultados dos testes de DNA que provam que Jesus não era familiar de Maria Madalena, mas ainda não foram feitos quaisquer testes que relacionem Judas com Maria Madalena e Jesus... Portanto, ainda se pode provar que Judas era filho de Jesus e Maria Madalena!!
Os ossuários existiram num curto período de tempo que coincide com a época em que Jesus viveu.

As investigações prosseguem e espero que ter brevemente mais notícias acerca deste mistério!

Enquanto isso: http://dsc.discovery.com/convergence/tomb/explore/media/tomb_evidence.pdf