Sub silentio

terça-feira, outubro 16, 2012

Liberdade de expressão

Muitas vezes se ouve dizer que Mário Soares é o "pai da democracia" Portuguesa. Muitos lhe atribuem a vitória da liberdade de expressão, hoje, um direito e um valor social. Aclamando este valor e elevando-o ao seu significado maior, deixo aqui um bom livro histórico que todos os fãs de Mário Soares devem ler ou simplesmente consultar.


 


terça-feira, outubro 09, 2012

O Salvador





"É o filho mais velho quem vai segurar a família", diz-se. O filho mais velho, que acabou de perder a pessoa que mais gostava no mundo. Acaba de se confrontar com a solidão de não ter mais ninguém em quem se apoiar quando tudo corre mal ou não se encontra a saída do labirinto, quando perdeu a pessoa em quem mais confiava e sempre lhe apontava o pólo positivo e até o Pólo Norte.
"É ele que vai puxar a família para a frente!" Duas irmãs adolescentes que deixaram de perceber quem é que devem ouvir e obedecer; um pai egoísta que não tem mais ninguém. É ele o Salvador! Que ainda não tem a sua vida definida e precisa de perceber como a organizar. É ele que vai abdicar de todos os seus planos e deixar de parte o que a Mãe lhe queria dar e facilitar. É o grande homem de 25 anos que vai conseguir organizar os Natais e a Páscoa e juntar família e amigos todos os fins-de-semana! Perdeu-se a alma da casa. Espero que um dia alguém tenha a coragem de reconstruir a sua dinâmica e devolver-lhe a sua energia positiva. Mas por agora, não vale a pena pressionar alguém que dava tudo para não lhe ter acontecido tamanha tragédia.







Quando chegou o Outono, acabou-se o Tempo.

Nesse tempo, em que o tempo era palpável, cardinal e já não chegava, os amigos vieram e foram como se se abrisse a página do Facebook. Foi um Verão cheio de visitas e de pessoas disponíveis.

Era assim que deviam ter sido todos os Verões. E todos os Invernos, Primaveras e Outonos. É assim que as pessoas devem aproveitar o seu tempo e parar de o utilizar para maquinar desculpas preguiçosas.



Attempt

O record que seria batido era o do maior passou-bem de sempre! Precisavamos de 2400 pessoas e só apareceram cerca de 2000.
Esta iniciativa enquadrou-se nas actividades de Recepção ao Caloiro da University of Hertfordshire, que tem à volta de 27 mil alunos! Seria de esperar que fosse batido o record, mas falhou a divulgação e muitos ingleses tinham que ter a sua hora de almoço toda ocupada com... almoço. O que também é estranho, pois os almoços neste país são home made sandwiches em frente ao computador.
Mas enfim... foi um bom esforço e, acima de tudo, divertido. Para a História (a minha História) fica o registo:


sexta-feira, outubro 05, 2012



It cannot escape the math